SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Playing School: female elementary school teachers’ stories of childhood games and post-feminist tomorrowsWhen someone Talk Politics to Me, I am Reminded of the Romans: Chilean high school students’ frameworks for making political use of history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ANZURES TAPIA, Aldo. Culturas de Responsabilização em Educação Infantil no México. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99893.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699893.

As políticas de responsabilização têm o objetivo de melhorar a qualidade educacional; porém, muitas vezes, interferem na qualidade da educação, inclusive na educação bilíngue. Com base em dezoito meses de trabalho etnográfico em uma pré-escola indígena multisseriada na península de Yucatán, no México, descrevo como Elisa, professora, diretora e zeladora, cumpria as exigentes tarefas administrativas enquanto implementava diferentes programas governamentais que impunham sobre ela uma significativa carga burocrática. Isto também a levava a deslocar sua atenção de uma cultura de responsabilização por ensino-aprendizagem para uma cultura de responsabilização burocrática. Este estudo mostra que a educação infantil em comunidades indígenas no México depende da perspicácia e da preparação de trabalhadores da linha de frente, como professores e supervisores escolares, pois cumprem com habilidade a cultura da responsabilização burocrática imposta pelas políticas governamentais enquanto tentam não sacrificar uma responsabilização frente ao seu próprio dever junto aos estudantes.

Keywords : indígena; Educação Infantil; Política de Linguagem; Burocracia; México.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )