SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Cultures of Accountability in Indigenous Early Childhood Education in MexicoTheoretical-Methodological Contributions to Research on Literacy at School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MAYORGA, Rodrigo. Quando alguém conversa sobre política comigo, lembro dos romanos: Marcos de estudantes chilenos de ensino médio para fazer uso político da história. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99896.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699896.

Este artigo examina como estudantes chilenos de ensino médio envolvidos em protestos estudantis demonstram e fazem uso de sua compreensão sobre política e história para informar e orientar suas próprias ações políticas. Com base em trabalho de campo realizado em 2014 em uma escola chilena de ensino médio, utilizo a análise de discurso para examinar entrevistas de estudantes como um tipo específico de trabalho social. Nestas entrevistas, defendo que os estudantes apresentavam e participavam da produção constante de marcos coerentes em que história e política estão conectadas. A compreensão de história e política dos estudantes informa e afeta uma à outra, bem como se torna significativa em sua educação em cidadania.

Keywords : Educação em Cidadania; Chile; Pensamento Histórico; Formação em Estudos Sociais; Protestos Estudantis.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )