SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Culturas de Responsabilização em Educação Infantil no MéxicoContribuições Teórico-Metodológicas para a Pesquisa sobre Letramento na Escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MAYORGA, Rodrigo. Quando alguém conversa sobre política comigo, lembro dos romanos: Marcos de estudantes chilenos de ensino médio para fazer uso político da história. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99896.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699896.

Este artigo examina como estudantes chilenos de ensino médio envolvidos em protestos estudantis demonstram e fazem uso de sua compreensão sobre política e história para informar e orientar suas próprias ações políticas. Com base em trabalho de campo realizado em 2014 em uma escola chilena de ensino médio, utilizo a análise de discurso para examinar entrevistas de estudantes como um tipo específico de trabalho social. Nestas entrevistas, defendo que os estudantes apresentavam e participavam da produção constante de marcos coerentes em que história e política estão conectadas. A compreensão de história e política dos estudantes informa e afeta uma à outra, bem como se torna significativa em sua educação em cidadania.

Palabras clave : Educação em Cidadania; Chile; Pensamento Histórico; Formação em Estudos Sociais; Protestos Estudantis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )