SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2When someone Talk Politics to Me, I am Reminded of the Romans: Chilean high school students’ frameworks for making political use of historyTranscending Civic Disjunctures: transnational youth organizing in a community-based educational space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Contribuições Teórico-Metodológicas para a Pesquisa sobre Letramento na Escola. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99897.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699897.

Este artigo tem por objetivo propor uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo do letramento na escola que amplie a lente para além dos Novos Estudos do Letramento (NEL) com o pressuposto de que a complexa realidade da escola e da sala de aula não pode ser compreendida por uma abordagem única de pesquisa. O texto discute os aspectos ou as várias facetas que envolvem a perspectiva teórico-metodológica que tem sido construída ao longo dos últimos 15 anos pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GPEALE). Tal abordagem inspira-se na etnografia derivada dos NEL, que adota uma perspectiva antropológica de pesquisa, articulando-a à concepção crítica da pedagogia e da alfabetização de Paulo Freire e à concepção de linguagem derivada dos estudos de Bakhtin. As análises indicam que o desenho metodológico adotado permitiu uma compreensão mais aprofundada e holística das práticas de letramento na escola ao utilizar-se de diferentes ferramentas de pesquisa para adensar a perspectiva etnográfica.

Keywords : Pesquisa; Letramento; Escola; Perspectiva Teórico-Metodológica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )