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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BORNS, Ariel. Transcendendo Disjunções Cívicas: organização de jovens transnacionais em um espaço educacional comunitário. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e99898.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623699898.

As recentes políticas migratórias nacionais - separação de famílias migrantes na fronteira entre Estados Unidos e México, aumento no número de prisões e remoções pelo Serviço de Imigração e Controle Alfandegário dos Estados Unidos, e o banimento de viagem de muçulmanxs - levantam questões de discriminação com base em raça, etnia e religião. Este artigo examina como, durante épocas de tensão e conflito racial, imigrantxs latinxs e refugiados muçulmanos que são membros de uma organização de imigrantes jovens desafiam narrativas baseadas em déficit por meio de uma ação coletiva em um espaço educacional comunitário. Defendo que um espaço educacional comunitário (EEC) em uma grande cidade do meio-oeste dos Estados Unidos proporciona um espaço único para que a juventude imigrante transnacional construa coalizões pan-étnicas transformadoras de maneiras que abordem a disjunção cívica - o conflito entre as realidades cotidianas dos jovens e os ideais cívicos democráticos adotados por currículos e funcionários de escola - e as mensagens concorrentes de escolas, comunidades e conflitos nacionais e globais dos estudantes.

Palabras clave : Juventude Imigrante; Organização de Jovens; Educação para Cidadania; Transnacionalismo; Disjunção Cívica.

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