SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Respecting Aboriginal Parents’ Involvement in their Children’s LearningThe Education in the Weft of Language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Do Mestre Ignorante ao Iniciador: forma escolar e emancipação intelectual. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e91817.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623691817.

Ao narrar a aventura intelectual de Joseph Jacotot, Rancière escova a história a contrapelo - na bela metáfora benjaminiana -, fazendo ressoar uma voz até então condenada ao esquecimento. Este artigo expõe as formas pelas quais Jacotot opõe o mestre embrutecedor ao mestre emancipador, que verifica no presente a igual capacidade de todos e de cada um para compreender as obras da inteligência humana. Em face dessa dicotomia proponho uma imagem intermediária: a de um mestre iniciador, para quem um processo educativo comprometido com o princípio da igualdade clama tanto pela emancipação intelectual quanto pela transmissão intergeracional de um legado de experiências simbólicas que confere durabilidade a um mundo comum de realizações históricas.

Keywords : Emancipação; Igualdade; Joseph Jacotot; Jacques Rancière; Hannah Arendt.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )