SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2The Education in the Weft of LanguageThe Subjects of YAE in Youth and Adult Education Research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

TREVISAN, Marlon Dantas  and  CARNEIRO, Marcelo Carbone. A Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e95324.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623695324.

O texto analisa relações da redescrição de Rorty - perspectiva filosófica analítica, neopragmática - e abordagens sobre educação, tendo como objetivos específicos: refletir sobre epistemologia, em especial o abandono da noção de conhecimento como representação; meditar sobre a redescrição como metaprática inerente aos contextos da educação básica e superior, inspirando rotinas pedagógicas mais libertárias, éticas, criativas e políticas; apresentar a redescrição intitulada Negociações Cronocapilares, de 2019, produzida no Centro Oeste, instalação artística que deverá circular por escolas estaduais. A redescrição, metodologia do ensaio, propõe um desafio docente, ao questionar, desde os fundamentos do conhecer, até mesmo práticas educativas.

Keywords : Redescrição; Epistemologia; Didática; Instalação Artística.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )