SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2A Educação nas Tramas da LinguagemOs Sujeitos da EJA nas Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

TREVISAN, Marlon Dantas  e  CARNEIRO, Marcelo Carbone. A Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e95324.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623695324.

O texto analisa relações da redescrição de Rorty - perspectiva filosófica analítica, neopragmática - e abordagens sobre educação, tendo como objetivos específicos: refletir sobre epistemologia, em especial o abandono da noção de conhecimento como representação; meditar sobre a redescrição como metaprática inerente aos contextos da educação básica e superior, inspirando rotinas pedagógicas mais libertárias, éticas, criativas e políticas; apresentar a redescrição intitulada Negociações Cronocapilares, de 2019, produzida no Centro Oeste, instalação artística que deverá circular por escolas estaduais. A redescrição, metodologia do ensaio, propõe um desafio docente, ao questionar, desde os fundamentos do conhecer, até mesmo práticas educativas.

Palavras-chave : Redescrição; Epistemologia; Didática; Instalação Artística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )