SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2The Political and Academic Fields and the Discourse on Special EducationWhy Cultural Studies? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

AVANCO, Leonardo Dias. Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e97408.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623697408.

O objetivo deste artigo é elucidar dois problemas radicais: o primeiro diz respeito aos obstáculos relativos ao reconhecimento da ampliação do conceito de filosofia, enquanto o segundo concerne à retomada da compreensão da natureza específica da atividade filosófica. Abordam-se os conceitos de humanidade e de filosofia em perspectiva uni-versal, bem como a originária função antropológica da docência. Essa abordagem contribui atualmente com o alargamento da liberdade no âmbito da intervenção educativa de professores de filosofia em variados níveis de ensino no Brasil e em contextos similares. Conclui-se com o ensaio de uma síntese das soluções propostas aos referidos problemas.

Keywords : Universalidade; Ensino; Educação; Unidade; Diversidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )