SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Os Campos Político e Acadêmico e o Discurso Sobre Educação EspecialPor Que Estudos Culturais? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

AVANCO, Leonardo Dias. Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e97408.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623697408.

O objetivo deste artigo é elucidar dois problemas radicais: o primeiro diz respeito aos obstáculos relativos ao reconhecimento da ampliação do conceito de filosofia, enquanto o segundo concerne à retomada da compreensão da natureza específica da atividade filosófica. Abordam-se os conceitos de humanidade e de filosofia em perspectiva uni-versal, bem como a originária função antropológica da docência. Essa abordagem contribui atualmente com o alargamento da liberdade no âmbito da intervenção educativa de professores de filosofia em variados níveis de ensino no Brasil e em contextos similares. Conclui-se com o ensaio de uma síntese das soluções propostas aos referidos problemas.

Palabras clave : Universalidade; Ensino; Educação; Unidade; Diversidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )