SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Problematization of Phylosophy Teaching and Teacher Formation in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna  and  SANTOS, Luis Henrique Sacchi dos. Por Que Estudos Culturais?. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.2, e100356.  Epub June 16, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236100356.

Argumenta-se, neste texto, que a vitalidade dos Estudos Culturais está na abertura e receptividade para promover enlaces conceituais e teóricos variados. De modo a adensar a discussão sobre o frutífero encontro entre Estudos Culturais e Educação, no presente artigo promove-se um rastreamento de pesquisas sobre natureza e, também, daquelas dedicadas às temáticas indígenas e afro-brasileiras de modo a indicar enlaces teóricos, caminhos investigativos e pontos de atenção promovidos por pesquisadores identificados com este campo articulatório. Observa-se que, como parte de um projeto ético-político mais amplo, estes estudos questionam essencialismos, fundamentalismos, eurocentrismos, racismos e acenam para possíveis formas de resistência político-acadêmica.

Keywords : Estudos Culturais; Estudos de Natureza; Relações Étnico-Raciais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )