SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Wittgenstein, Therapy and Decolonial School EducationThe Work on Oneself: musings on Wittgenstein’s legacy for philosophy of art and art education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Uma Reflexão sobre o Sentido Linguístico Rumo a uma Pedagogia de Inspiração Wittgensteiniana. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e106761.  Epub Oct 21, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236106761.

Com base nas reflexões de Wittgenstein sobre a linguagem, buscamos transpor algumas de suas afirmações terapêuticas para o campo da educação, em particular aquelas sobre as relações entre saber fazer (conhecimento prático) e o aprendizado de regras (conhecimento teórico). Suas considerações filosóficas, na minha opinião, permitem esclarecer não apenas o conceito de ‘seguir regras’ como fundamento da ação significativa e do pensamento, mas também o papel desempenhado pelas diferentes técnicas desenvolvidas nos procedimentos adotados pelos professores para que o aluno aprenda o conteúdo de suas disciplinas, apontando assim uma pedagogia que não proclama como o professor deve agir, mas, sobretudo, o que evitar.

Keywords : Terapia Filosófica; Wittgenstein; Jogo de Linguagem; Regras; Significado.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )