SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Academic Elites and Economic Elites: professionals with a postgraduate degree in BrazilTen Years Later: the meanings behind EYA teachers’ questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert  and  ALMEIDA, Guilherme da Franca Couto Fernandes de. Uma Estratégia Regulatória Local para a Educação Básica no Rio de Janeiro. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e93964.  Epub Oct 09, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623693964.

Este artigo explora dados referentes ao desempenho das escolas municipais do Rio de Janeiro nos primeiros anos do Ensino Fundamental para apurar que medidas podem ser utilizadas para complementar os instrumentos regulatórios top down voltados para a educação, evidenciando que fatores locais exercem influência expressiva sobre a qualidade do ensino. Na cidade, escolas vizinhas apresentam resultados diametralmente opostos, apesar de serem comparáveis em termos socioeconômicos. Essa realidade sugere que instrumentos regulatórios bottom-up podem ser usados de maneira eficiente. Há, porém, uma lacuna normativa nesse sentido, com a forte prevalência de políticas públicas top-down.

Keywords : Educação Básica; Regulação bottom-up; Gestão Escolar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )