SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Élites Académicas y Élites Económicas: profesionales con postgrado en BrasilDez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert  y  ALMEIDA, Guilherme da Franca Couto Fernandes de. Uma Estratégia Regulatória Local para a Educação Básica no Rio de Janeiro. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e93964.  Epub 09-Oct-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623693964.

Este artigo explora dados referentes ao desempenho das escolas municipais do Rio de Janeiro nos primeiros anos do Ensino Fundamental para apurar que medidas podem ser utilizadas para complementar os instrumentos regulatórios top down voltados para a educação, evidenciando que fatores locais exercem influência expressiva sobre a qualidade do ensino. Na cidade, escolas vizinhas apresentam resultados diametralmente opostos, apesar de serem comparáveis em termos socioeconômicos. Essa realidade sugere que instrumentos regulatórios bottom-up podem ser usados de maneira eficiente. Há, porém, uma lacuna normativa nesse sentido, com a forte prevalência de políticas públicas top-down.

Palabras clave : Educação Básica; Regulação bottom-up; Gestão Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )