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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert  e  ALMEIDA, Guilherme da Franca Couto Fernandes de. Uma Estratégia Regulatória Local para a Educação Básica no Rio de Janeiro. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e93964.  Epub 09-Out-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623693964.

Este artigo explora dados referentes ao desempenho das escolas municipais do Rio de Janeiro nos primeiros anos do Ensino Fundamental para apurar que medidas podem ser utilizadas para complementar os instrumentos regulatórios top down voltados para a educação, evidenciando que fatores locais exercem influência expressiva sobre a qualidade do ensino. Na cidade, escolas vizinhas apresentam resultados diametralmente opostos, apesar de serem comparáveis em termos socioeconômicos. Essa realidade sugere que instrumentos regulatórios bottom-up podem ser usados de maneira eficiente. Há, porém, uma lacuna normativa nesse sentido, com a forte prevalência de políticas públicas top-down.

Palavras-chave : Educação Básica; Regulação bottom-up; Gestão Escolar.

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