SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3A Local Regulatory Strategy for Basic Education in Rio de JaneiroTextual Configuration Analysis: a lesson by L. S. Vigotski author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SANT`ANNA, Sita Mara Lopes. Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e96666.  Epub Oct 09, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623696666.

Este artigo apresenta recorte de análises sobre o que perguntam os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos entre 2002- 2004 e, dez anos depois, 2012-2014. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo comparada, com perguntas coletadas em registro escrito e por adesão, pelos professores, objetivando verificar os efeitos de sentidos produzidos. Como resultados, especialmente a partir da Análise de Discurso por Pêcheux (1997, 1999,1987), destaca-se que parte dos sentidos produzidos se reatualizam, ao longo dos períodos, denunciando que as descontinuidades das políticas públicas de formação continuada de professores da EJA produzem efeitos de sentido de circularidade.

Keywords : Análise de Discurso; Educação de Jovens e Adultos; Perguntas de professores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )