SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Uma Estratégia Regulatória Local para a Educação Básica no Rio de JaneiroAnálise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SANT`ANNA, Sita Mara Lopes. Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e96666.  Epub 09-Out-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623696666.

Este artigo apresenta recorte de análises sobre o que perguntam os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos entre 2002- 2004 e, dez anos depois, 2012-2014. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo comparada, com perguntas coletadas em registro escrito e por adesão, pelos professores, objetivando verificar os efeitos de sentidos produzidos. Como resultados, especialmente a partir da Análise de Discurso por Pêcheux (1997, 1999,1987), destaca-se que parte dos sentidos produzidos se reatualizam, ao longo dos períodos, denunciando que as descontinuidades das políticas públicas de formação continuada de professores da EJA produzem efeitos de sentido de circularidade.

Palavras-chave : Análise de Discurso; Educação de Jovens e Adultos; Perguntas de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )