SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Ten Years Later: the meanings behind EYA teachers’ questionsOrder, Sanitation and Germination: regulation of life in the military-civic school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SHIMITE, Amabriane da Silva Oliveira  and  KOGA, Fabiana Oliveira. Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e97992.  Epub Oct 09, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623697992.

Pela análise do texto/aula O pensamento do escolar objetivou-se refletir sobre a síntese dos conceitos que constituem a Teoria Histórico-Cultural, com destaque para o desenvolvimento da consciência humana. O método para tal ação foi a análise documental e o procedimento de interpretação empregado foi a análise da configuração textual. Foram analisados aspectos do contexto histórico e da tradução, bem como a síntese de conceitos apresentada por Vigotski para professores em formação. A tentativa de esclarecer, exemplificar, contextualizar e demonstrar aos professores a necessidade de refletir sobre os conceitos da Teoria Histórico-Cultural na prática pedagógica explorou o pensamento conceitual no processo de desenvolvimento da criança.

Keywords : Teoria Histórico-Cultural; Consciência; Generalização; Humanização.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )