SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJAOrdem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SHIMITE, Amabriane da Silva Oliveira  e  KOGA, Fabiana Oliveira. Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e97992.  Epub 09-Out-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623697992.

Pela análise do texto/aula O pensamento do escolar objetivou-se refletir sobre a síntese dos conceitos que constituem a Teoria Histórico-Cultural, com destaque para o desenvolvimento da consciência humana. O método para tal ação foi a análise documental e o procedimento de interpretação empregado foi a análise da configuração textual. Foram analisados aspectos do contexto histórico e da tradução, bem como a síntese de conceitos apresentada por Vigotski para professores em formação. A tentativa de esclarecer, exemplificar, contextualizar e demonstrar aos professores a necessidade de refletir sobre os conceitos da Teoria Histórico-Cultural na prática pedagógica explorou o pensamento conceitual no processo de desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Teoria Histórico-Cultural; Consciência; Generalização; Humanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )