SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ROSEIRO, Steferson Zanoni; GONCALVES, Nahun Thiaghor Lippaus Pires  y  RODRIGUES, Alexsandro. Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e98452.  Epub 09-Oct-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623698452.

Esse texto objetiva fabular as insurreições escolares onde a militarização é mais latente. No atual governo, as escolas cívico-militares tornaram-se modelo de ensino. Aliando o discurso de ordem e progresso à militarização escolar, faz-se prosperar uma imagem suja da escola pública atacando todos os corpos. Políticas conservadoras mais recentes investiram na higienização da vida realizada por elementos tensoativos. Eis as fabulações como resistência à militarização, cenas de pequenas insurreições no funcionamento da escola. Sobre o esfacelamento da vida, a pesquisa propõe pensar nas insurreições que ocorrem dentro das escolas como modo de valorizar as relações e os afetos tecidos entre corpos, ressaltando o caráter educativo de diferenciação infinito da vida.

Palabras clave : Vida; Fabulação; Escola militar; Insurreição; Tensoativos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )