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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ROSEIRO, Steferson Zanoni; GONCALVES, Nahun Thiaghor Lippaus Pires  e  RODRIGUES, Alexsandro. Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e98452.  Epub 09-Out-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623698452.

Esse texto objetiva fabular as insurreições escolares onde a militarização é mais latente. No atual governo, as escolas cívico-militares tornaram-se modelo de ensino. Aliando o discurso de ordem e progresso à militarização escolar, faz-se prosperar uma imagem suja da escola pública atacando todos os corpos. Políticas conservadoras mais recentes investiram na higienização da vida realizada por elementos tensoativos. Eis as fabulações como resistência à militarização, cenas de pequenas insurreições no funcionamento da escola. Sobre o esfacelamento da vida, a pesquisa propõe pensar nas insurreições que ocorrem dentro das escolas como modo de valorizar as relações e os afetos tecidos entre corpos, ressaltando o caráter educativo de diferenciação infinito da vida.

Palavras-chave : Vida; Fabulação; Escola militar; Insurreição; Tensoativos.

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