SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Medo e Razão em Tempos de Coronavírus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

HERMANN, Nadja. A Aprendizagem da Dor. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e110033.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236110033.

O interesse pela pandemia extrapola a área de especialistas em saúde pelas repercussões em todos os âmbitos da vida, particularmente na educação. Ao mesmo tempo que traz o estranho, o que é ameaçador, desestabilizando a ordem vigente, a dolorosa experiência mobiliza nossa capacidade de sentir e aprender. Dessa aprendizagem da dor já é possível recolher as primeiras lições da pandemia: o reconhecimento da vulnerabilidade da condição humana, a importância da verdade para enfrentar os problemas e a solidariedade com o outro. O artigo conclui que a aprendizagem e o saber mais amplo decorrentes dessas lições tem uma força transformadora, que se constitui numa espécie de superação, não no sentido de um sentimentalismo ingênuo, mas algo que surge da própria situação dolorosa, pois, como percebe Hölderlin, justamente onde há o perigo cresce a salvação.

Keywords : Aprendizagem; Vulnerabilidade; Verdade; Solidariedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )