SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Nihilismo, Pandemia y EducaciónMais uma Lição: sindemia covídica e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

DUARTE, André de Macedo  e  CESAR, Maria Rita de Assis. Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e109146.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236.

O texto se desenvolve em três etapas complementares: primeiro, discutimos a estratégia da negação da política, com a qual Bolsonaro afrontou valores democráticos sem romper definitivamente com a democracia, tanto na campanha presidencial como na pandemia. No segundo momento, discutimos a estratégia do negacionismo como política, importante para a compreensão do modo como Bolsonaro empreendeu sua gestão da pandemia. No terceiro momento, argumentamos que durante a pandemia aquelas duas estratégias se conjugaram, produzindo fenômenos sócio-políticos que corroem a democracia, como a banalização das mortes e a naturalização da clivagem entre vidas valiosas, vidas submetidas a processos de menos-valia e vidas descartáveis.

Palavras-chave : Negacionismo; Negação da Política; Pandemia; Banalização da Morte; Crise da Democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )