SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Negação da Política e Negacionismo como Política: pandemia e democraciaUm Sentido para a Experiência Escolar em Tempos de Pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

VEIGA-NETO, Alfredo. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e109337.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236109337.

Este artigo articula os desdobramentos das crises geradas pela pandemia da COVID-19, com as deficiências da educação escolar, no Brasil. Argumenta que uma escola marcada por desigualdades, exclusões, elitismo, facilitação e superficialidade vem gerando amplos contingentes de estultos e refratários às orientações científicas de prevenção à pandemia e seu controle. Tal situação é agravada por parte das classes políticas dirigentes, cujos líderes são fiéis adeptos do negacionismo, fundamentalismo político e religioso, anticientificismo e conspiracionismo. Propõem-se alguns princípios norteadores para a educação científica com ênfase nas dimensões gnosiológica e formativa. É feita uma revisão da nomenclatura usada pelos estudos sobre pandemias.

Palavras-chave : Pandemia; Sindemia Covídica; Currículo e Educação Científica; Governamentalidade; Estultice.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )