SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4A Meaning for School Experience in Pandemic TimesEnsuring Transference on Remote Learning: teaching in pandemic times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ESCOLA, Joaquim José Jacinto. Comunicação Educativa: perspectivas e desafios com a COVID-19. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e109345.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236109345.

A reflexão sobre a comunicação educativa instiga-nos a refletir sobre a importância da comunicação humana e das mediações tecnológicas na educação. A situação pandémica que atinge o mundo colocou-nos um conjunto de desafios sem paralelo. A história da comunicação, (Cloutier, 2001) bem como a periodização das tecnologias na educação (Costa, 2007) comprovam uma estreita relação entre os tipos de comunicação, os dispositivos utilizados, e as respostas disponibilizadas pela comunicação educativa em face dos desafios que a COVID-19 colocou, tendo como pano de fundo o contexto de ensino português.

Keywords : Comunicação Educativa; Tecnologia Educativa; Sociedade do Conhecimento; Tecnologias da Informação e Comunicação; COVID-19.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )