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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CAPRARA, Bernardo Mattes. Condição de Classe e Desempenho Educacional no Brasil. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e93008.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623693008.

O objetivo do artigo é analisar o impacto da condição de classe dos estudantes brasileiros da educação básica nos seus desempenhos educacionais. Os fundamentos teóricos da pesquisa remetem ao conceito de classe social de Pierre Bourdieu. A partir de uma abordagem quantitativa, utilizamos a base de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em 2013. As técnicas analíticas mobilizadas foram a estatística descritiva, a análise de correspondência e a regressão linear múltipla. Os resultados empíricos demonstraram a persistência dos efeitos da classe social na conformação dos rendimentos acadêmicos, ainda que coexistindo com os impactos das variáveis de escolarização, de trajetória individual e de caráter pedagógico.

Palavras-chave : Classe Social; Capital Econômico; Capital Cultural; Desempenho Educacional.

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