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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ALMEIDA, Maicon Salvino Nunes de; SANTOS, Mônica Pereira dos  y  SILVA, Carine Mendes da. Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesa. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e94927.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623694927.

O presente artigo tem por objetivo discutir a cegueira observada em uma instituição escolar pública fluminense a partir do acompanhamento do caso de uma criança refugiada congolesa. O estudo, qualitativo do tipo estudo de caso (Yin, 2010), caracterizou-se pela observação não participante da aluna ao longo de um mês na escola para a qual foi encaminhada, além de entrevistas com educadores e outros atores sociais. Para nossa análise, utilizamos a perspectiva Omnilética (Santos, 2013). Os resultados nos permitiram perceber que a escola em questão parece ter desenvolvido uma certa cegueira quando se trata de casos de inclusão de crianças refugiadas, a despeito das boas intenções de vários de seus profissionais.

Palabras clave : Educação de Refugiados; Perspectiva Omnilética; Inclusão em Educação.

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