SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Políticas de Reconhecimento e de Redistribuição na Permanência EstudantilInclusión Educativa: aproximación biopolítica en clave de bicentenario índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SANTOS, Monaliza Holanda dos  e  CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício. Contra Hegemonia e Pluralidade de Saberes na Educação à Luz da Sociopoética. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e98517.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623698517.

O presente artigo se propõe a apresentar fundamentos metodológicos da pesquisa Sociopoética com interfaces na educação; e mais especificamente, refletir sobre a inter e a transculturalidade em prol da descolonização dos saberes na educação, como também, descrever as cinco orientações básicas da Sociopoética. Nossos estudos apontam que a Sociopoética, ao reconhecer a pluralidade e heterogeneidade de saberes, pode contribuir para que os espaços educativos contemporâneos caracterizados pela diversidade e por indivíduos singulares, ampliem seus horizontes no sentido da transculturalidade, na medida em que acolhe perspectivas e concepções contra hegemônicas na construção do conhecimento.

Palavras-chave : Educação; Pesquisa Sociopoética; Pluralidade de Saberes; Contra Hegemonia; Interculturalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )