SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Educational Inclusion: biopolitical approach related to the bicentennialThe Portrait of Exclusion in Brazilian Universities: the limits of inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

FLAUZINO, Karina de Lima et al. Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e104913.  Epub Nov 24, 2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236104913.

Os programas de letramento digital para idosos propõem ampliar as habilidades e competências digitais, porém os conhecimentos sobre as abordagens metodológicas e de ensino nestas intervenções são escassos. O estudo objetivou verificar os fatores otimizadores no processo de ensino-aprendizagem em programas de letramento digital para idosos, a partir das percepções de alunos. Utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, duas categorias principais foram identificadas entre as emissões de 278 participantes. Conclui-se que os aspectos humanos devem ser valorizados pelos instrutores no processo de ensino-aprendizagem para alunos idosos, principalmente, demonstrar as qualidades de ser paciente, calmo e atencioso.

Keywords : Letramento Digital; Idosos; Ensino-Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )