SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1‘Left to Themselves’: contemporary scenes of adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GURSKI, Rose  and  PERRONE, Cláudia Maria. O Jovem ‘Sem Qualidades’ e o Desejo de Fascismo: enlaces entre psicanálise, educação e política. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e109161.  Epub June 01, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236109161.

Este artigo realiza uma leitura sobre a construção da adolescência que vive atmosferas sociais totalitárias, através da análise das variáveis sócio-políticas presentes no romance de formação O Jovem Törless, de Robert Musil. Na interlocução entre psicanálise, educação e política, articulamos a inquietação do autor ante a ambivalência moral de sua geração, com as propostas educacionais e políticas apresentadas aos jovens deste tempo. No romance, a noção de formação foi corroída na Modernidade e substituída pela socialização com práticas homogeneizantes e massificadoras. Diante da adolescência sem qualidades, cabe um trabalho de restauração do desejo, forjando uma versão singular do destino do corpo político do sujeito e do social.

Keywords : Psicanálise e Educação; Política; Adolescência; Desejo de Fascismo; Törless.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )