SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Os Cortes na Adolescência e a Busca por um Lugar na CidadeJuventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PRIMO, Joana Sampaio; ROSA, Miriam Debieux  y  CARMO-HUERTA, Viviani. Adolescentes, Professores e Psicanalistas: uma intervenção clínicopolítica. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e109175.  Epub 01-Jun-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236109175.

O que fazem psicanalistas nas escolas? Esse artigo, debate uma intervenção psicanalítica clínicopolítica na escola, que interpela adolescentes e equipe de ensino a constituir e partilhar seus saberes. Distinguimos três tempos na intervenção em que pudemos constatar o sofrimento dos adolescentes quando as funções da escola estão atravessadas pelo recorte da raça e da classe, atravessamento que se concretiza na correlação entre desenvolvimento, pobreza, raça e perigo social. Quando os saberes puderam circular em diálogo pode-se localizar os conflitos e o mal-estar da escola diante da adolescência e das complexidades da situação histórico-social brasileira, de modo a tornar a construção dos conflitos como motor de trabalho e não como fracasso das equipes.

Palabras clave : Psicanálise; Intervenção Clínico-Política; Adolescência; Escola; Conflito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )