SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Adolescentes, Professores e Psicanalistas: uma intervenção clínicopolíticaUma Juventude à Flor da Pele: o dilema de adolescer ou adoecer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

KLAUTAU, Perla; MACEDO, Maria Manuela Dias Ramos de  e  SINISCALCHI, Marcella. Juventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e109164.  Epub 08-Jun-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236109164.

O presente trabalho é fruto de uma intervenção realizada com um grupo de alunos de uma ONG da cidade do Rio de Janeiro, dedicada ao ensino de música clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho de campo se deu em um contexto de educação não-formal, visando conceber a clínica psicanalítica em uma perspectiva ampliada e, ainda, inserir a psicanálise como uma prática capaz de produzir efeitos clínico-políticos. A partir do Diário de Campo produzido ao longo dos encontros, reflexões são tecidas no sentido de analisar quais as repercussões do espaço grupal de acolhimento e de escuta ofertado aos jovens, em um entrelaçamento de teoria e prática.

Palavras-chave : Psicanálise; Clínica Ampliada; Educação Não-Formal; Adolescência; Vulnerabilidade Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )