Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
KLAUTAU, Perla; MACEDO, Maria Manuela Dias Ramos de e SINISCALCHI, Marcella. Juventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e109164. Epub 08-Jun-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236109164.
O presente trabalho é fruto de uma intervenção realizada com um grupo de alunos de uma ONG da cidade do Rio de Janeiro, dedicada ao ensino de música clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho de campo se deu em um contexto de educação não-formal, visando conceber a clínica psicanalítica em uma perspectiva ampliada e, ainda, inserir a psicanálise como uma prática capaz de produzir efeitos clínico-políticos. A partir do Diário de Campo produzido ao longo dos encontros, reflexões são tecidas no sentido de analisar quais as repercussões do espaço grupal de acolhimento e de escuta ofertado aos jovens, em um entrelaçamento de teoria e prática.
Palavras-chave : Psicanálise; Clínica Ampliada; Educação Não-Formal; Adolescência; Vulnerabilidade Social.