SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Uma Juventude à Flor da Pele: o dilema de adolescer ou adoecerDiscurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

LOUREIRO, Carla Cristiane  y  MARCHI, Rita de Cássia. Crianças e Mídias Digitais: um diálogo com pesquisadores. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e98076.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623698076.

O artigo debate a relação das crianças com as mídias digitais, propondo uma visão não alocada no modo determinista e polarizado no qual esta discussão vem sendo realizada. O problema é apresentado de ângulo não usual na literatura brasileira, deslocando o olhar dos riscos para aquilo que as crianças, efetivamente, fazem com as mídias. Estão em diálogo a literatura, trechos de entrevista com a pesquisadora Dra. Cristina Ponte (coordenadora da equipe portuguesa do EU Kids Online), e dados quantitativos e qualitativos sobre o fenômeno. Como resultado, surge a importância de pesquisas feitas com as próprias crianças na construção e interpretação dos dados sobre suas relações com as mídias digitais em diferentes e desiguais contextos sociais e culturais.

Palabras clave : Crianças; Estudos Sociais da Infância; Mídias Digitais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )