SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Children and Digital Media: a dialogue with researchersEducational (In)Efficiency from the Perspective of Disaggregated Public Expenditures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GRILO, Jaqueline de Souza Pereira  and  BARBOSA, Jonei Cerqueira. Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e98349.  Epub Mar 22, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623698349.

O artigo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar tem proposto a condução da conduta de professores(as) de Matemática. Trata-se de um ensaio teórico decorrente de uma problematização foucaultiana que incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Esse discurso põe em exercício diferentes tipos de poder, mobilizando estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia nomeada Tecnologia da Especificidade Matemática. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esse discurso transitam entre a lógica individual e disciplinar à lógica governamental.

Keywords : Educação Matemática; Discurso; Poder; Governamentalidade..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )