SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Crianças e Mídias Digitais: um diálogo com pesquisadores(In)Eficiência Educacional sob a Perspectiva dos Gastos Públicos Desagregados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GRILO, Jaqueline de Souza Pereira  y  BARBOSA, Jonei Cerqueira. Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e98349.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623698349.

O artigo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar tem proposto a condução da conduta de professores(as) de Matemática. Trata-se de um ensaio teórico decorrente de uma problematização foucaultiana que incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Esse discurso põe em exercício diferentes tipos de poder, mobilizando estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia nomeada Tecnologia da Especificidade Matemática. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esse discurso transitam entre a lógica individual e disciplinar à lógica governamental.

Palabras clave : Educação Matemática; Discurso; Poder; Governamentalidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )