SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Educational (In)Efficiency from the Perspective of Disaggregated Public ExpendituresComplex Triple Triangulation: analysis of training and employment discourses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CANCIO, Raimundo Nonato de Pádua  and  ARAUJO, Sônia Maria da Silva. Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e106385.  Epub Mar 22, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236106385.

O objetivo deste estudo é demonstrar como a escolarização cristianizada, mobilizada por missionários norte-americanos, foi apropriada pelos indígenas Waiwai da Aldeia Mapuera, estado do Pará, Amazônia brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado no Território Indígena Nhamundá-Mapuera/PA com professores e sujeitos indígenas. No plano teórico, a análise dos dados se inspira na teoria decolonial. Os resultados mostram que os Waiwai não aceitaram passivamente o processo imposto, não obstante compreenderem a escolarização como um valor irremediável. Práticas de dominação e resistência, contraditoriamente, foram sendo estabelecidas e hoje atuam como instrumental de sobrevivência.

Keywords : Waiwai; Escolarização; Cristianização; Dominação; Resistência..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )