SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1(In)Eficiência Educacional sob a Perspectiva dos Gastos Públicos DesagregadosTriple Triangulación Compleja: análisis de discursos de formación y empleo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CANCIO, Raimundo Nonato de Pádua  y  ARAUJO, Sônia Maria da Silva. Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.1, e106385.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236106385.

O objetivo deste estudo é demonstrar como a escolarização cristianizada, mobilizada por missionários norte-americanos, foi apropriada pelos indígenas Waiwai da Aldeia Mapuera, estado do Pará, Amazônia brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado no Território Indígena Nhamundá-Mapuera/PA com professores e sujeitos indígenas. No plano teórico, a análise dos dados se inspira na teoria decolonial. Os resultados mostram que os Waiwai não aceitaram passivamente o processo imposto, não obstante compreenderem a escolarização como um valor irremediável. Práticas de dominação e resistência, contraditoriamente, foram sendo estabelecidas e hoje atuam como instrumental de sobrevivência.

Palabras clave : Waiwai; Escolarização; Cristianização; Dominação; Resistência..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )