SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Mathematical Knowledge for Normalists’ Formation in Sergipe (1890 – 1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MATOS, José Manuel; ALMEIDA, Mária Cristina  and  CANDEIAS, Rui. Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112154.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112154.

Com o objetivo de encontrar relações entre o conhecimento profissional dos professores e a estrutura das instituições de formação, faz-se um estudo comparativo entre os modelos de formação inicial que ocorreram em Portugal entre a segunda metade do século XIX e a segunda metade do século XX. Discutem-se as formas de institucionalização, as hierarquias e as relações institucionais com outras organizações educativas. Focando essencialmente no conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática, estuda-se como ele ocorre no seio de cada um dos modelos.

Keywords : Formação de Professores; Conhecimento dos Professores; Modelos de Formação de Professores; História da Educação Matemática.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )