Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
MATOS, José Manuel; ALMEIDA, Mária Cristina e CANDEIAS, Rui. Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112154. Epub 04-Ago-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236112154.
Com o objetivo de encontrar relações entre o conhecimento profissional dos professores e a estrutura das instituições de formação, faz-se um estudo comparativo entre os modelos de formação inicial que ocorreram em Portugal entre a segunda metade do século XIX e a segunda metade do século XX. Discutem-se as formas de institucionalização, as hierarquias e as relações institucionais com outras organizações educativas. Focando essencialmente no conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática, estuda-se como ele ocorre no seio de cada um dos modelos.
Palavras-chave : Formação de Professores; Conhecimento dos Professores; Modelos de Formação de Professores; História da Educação Matemática.