SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Saberes Matemáticos para a Formação de Normalistas em Sergipe (1890 – 1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MATOS, José Manuel; ALMEIDA, Mária Cristina  e  CANDEIAS, Rui. Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112154.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112154.

Com o objetivo de encontrar relações entre o conhecimento profissional dos professores e a estrutura das instituições de formação, faz-se um estudo comparativo entre os modelos de formação inicial que ocorreram em Portugal entre a segunda metade do século XIX e a segunda metade do século XX. Discutem-se as formas de institucionalização, as hierarquias e as relações institucionais com outras organizações educativas. Focando essencialmente no conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática, estuda-se como ele ocorre no seio de cada um dos modelos.

Palavras-chave : Formação de Professores; Conhecimento dos Professores; Modelos de Formação de Professores; História da Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )