SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Mathematical Knowledge for Normalists’ Formation in Sergipe (1890 – 1930)The Protagonism of the National Technical School in Teacher Education: what monuments and mathematics say author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SILVA, Circe Mary Silva da. Saberes Matemáticos na Escola Normal Evangélica em São Leopoldo. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112046.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112046.

Os métodos de análise documental e história oral foram mobilizados para identificar o lugar dos saberes matemáticos na Escola Normal Evangélica no período de 1950 a 1962. As fontes utilizadas na pesquisa foram relatórios, fotografias, correspondências oficiais, artigos de jornais da época, circulares, boletins, cadernos escolares e entrevistas. Concluímos que os saberes matemáticos ensinados no curso normal, no período analisado, eram compatíveis com aquele de escolas normais regionais, envolvendo os conteúdos de aritmética, álgebra e geometria. Aconteceram transferências pedagógicas entre Brasil e Alemanha e, além disso, aconteceram apropriações de saberes para ensinar, resultado da aproximação com outras escolas normais do Estado.

Keywords : Formação de Professores; Matemática; Transferências Culturais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )