SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Mathematical Knowledge at Escola Normal Evangélica (Evangelical Normal School) in São LeopoldoPersonal Archives of Teachers and History of Mathematics Teaching Professional Knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112166.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112166.

Este artigo tem por finalidade discutir a Escola Técnica Nacional (ETN) em seu protagonismo na formação de professores para o Ensino Técnico e algumas das ideias que circulavam na época, desde suas origens até o período que culminou com o funcionamento da ETN. Para essa discussão foram utilizadas as seguintes fontes de pesquisa: o monumento arquitetônico, a antiga sede do Ministério da Educação e Saúde (MES), documentos do arquivo da Escola, e do arquivo da Casa Museu de Villa-Lobos, os Boletins da CBAI, o livro didático Matemática e a obra traduzida pela CBAI Psicologia para professores do ensino industria’. Analisar esses Documentos/Monumentos permitiu verificar alguns elementos dessas ideias circulantes: a eugenia, o nacionalismo e a finalidade da Matemática.

Keywords : Ensino Industrial; Formação de Professores; Monumentos/Documentos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )