Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
MOURA, Elmha Coelho Martins. O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112166. Epub Aug 04, 2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236112166.
Este artigo tem por finalidade discutir a Escola Técnica Nacional (ETN) em seu protagonismo na formação de professores para o Ensino Técnico e algumas das ideias que circulavam na época, desde suas origens até o período que culminou com o funcionamento da ETN. Para essa discussão foram utilizadas as seguintes fontes de pesquisa: o monumento arquitetônico, a antiga sede do Ministério da Educação e Saúde (MES), documentos do arquivo da Escola, e do arquivo da Casa Museu de Villa-Lobos, os Boletins da CBAI, o livro didático Matemática e a obra traduzida pela CBAI Psicologia para professores do ensino industria’. Analisar esses Documentos/Monumentos permitiu verificar alguns elementos dessas ideias circulantes: a eugenia, o nacionalismo e a finalidade da Matemática.
Keywords : Ensino Industrial; Formação de Professores; Monumentos/Documentos.