SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2The Protagonism of the National Technical School in Teacher Education: what monuments and mathematics saySchool Collections and the Research in History of Mathematical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112052.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112052.

Este artigo tem por objetivo ressaltar a importância dos arquivos pessoais de professores de matemática para análise das dinâmicas e processos de elaboração do saber profissional docente. Para tal, utiliza o conceito de campo científico vindo dos estudos de Pierre Bourdieu. Para além disso, toma como referentes teóricos os trabalhos dos pesquisadores Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly que abordam a construção de saberes de referência para a docência e, também, os estudos de Peter Burke sobre história de um saber. Analisando historicamente a trajetória das discussões sobre a matemática na formação de professores, o estudo conclui que a documentação contida em acervos pessoais de professores de matemática possibilita a análise dos embates que ocorreram, ao longo do tempo, entre campos disciplinares e o campo profissional da docência, em termos de produção do saber profissional do professor de matemática.

Keywords : Saber Profissional; Matemática; Formação de Professores; Arquivos Pessoais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )