SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a MatemáticaAcervos Escolares e a Pesquisa em História da Educação Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112052.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112052.

Este artigo tem por objetivo ressaltar a importância dos arquivos pessoais de professores de matemática para análise das dinâmicas e processos de elaboração do saber profissional docente. Para tal, utiliza o conceito de campo científico vindo dos estudos de Pierre Bourdieu. Para além disso, toma como referentes teóricos os trabalhos dos pesquisadores Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly que abordam a construção de saberes de referência para a docência e, também, os estudos de Peter Burke sobre história de um saber. Analisando historicamente a trajetória das discussões sobre a matemática na formação de professores, o estudo conclui que a documentação contida em acervos pessoais de professores de matemática possibilita a análise dos embates que ocorreram, ao longo do tempo, entre campos disciplinares e o campo profissional da docência, em termos de produção do saber profissional do professor de matemática.

Palavras-chave : Saber Profissional; Matemática; Formação de Professores; Arquivos Pessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )