Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
RIOS, Diogo Franco e MOREIRA, Laura Leal. Acervos Escolares e a Pesquisa em História da Educação Matemática. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112059. Epub 04-Ago-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236112059.
Apresentamos reflexões a respeito do tratamento, preservação, organização e disponibilização de documentos escolares realizadas no âmbito do Projeto Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889- 1970), mais particularmente a partir de experiências de trabalho no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, de Pelotas. Para tal, traremos diálogos e aproximações com campos científico-profissionais que lidam com a preservação dos acervos e que foram imprescindíveis para o trabalho que realizamos e que apontam para a importância de um diálogo interdisciplinar entre esses campos quando da realização de pesquisas em História da Educação Matemática junto a esses acervos.
Palavras-chave : Acervos Escolares; Memória Institucional; Preservação Documental; História da Educação Matemática.