SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Acervos Escolares e a Pesquisa em História da Educação MatemáticaExtensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BURIGO, Elisabete Zardo  y  ROSA, Nicolas Giovani da. Máquinas e Números: traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e112151.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112151.

O artigo tem como foco leituras, traduções e citações de textos de Nicole Picard realizadas por professoras do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, nos anos 1960 e 1970. As traduções são interpretadas como evidências de um encontro, por meio de textos, entre professoras que buscavam a renovação do ensino de matemática na escola primária, na França e no Brasil. Dentre os temas abordados, destaca-se o estudo de máquinas como representações de operadores, visando a compreensão das operações numéricas. No contexto do movimento da matemática moderna, o encontro foi favorecido pela valorização partilhada dos métodos ativos, da psicologia piagetiana e da sala de aula como objeto e âmbito de investigação sobre aprendizagem.

Palabras clave : História da Educação; Ensino de Matemática; Ensino Primário; Formação de Professores; Matemática Moderna.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )