SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2University Extension Program as an Educational Practice for Health PromotionEducational and Environmental Crisis in Paulo Freire and Enrique Leff: for a critical environmental pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa  and  CARIUS, Ana Carolina. Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e105199.  Epub May 24, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236105199.

Este artigo considera a docência na Educação Básica, no contexto brasileiro, durante a pandemia da Covid-19 e suspensão das aulas presenciais. A pesquisa contou com a participação de 209 professores da cidade de Juiz de Fora, MG, que responderam ao questionário utilizado como instrumento. O objetivo foi analisar os pensamentos, sentimentos, desafios e perspectivas dos docentes nesse período de calamidade. Foi realizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva dos dados. Os achados apontam conjuntos categoriais emergentes que destacam as preocupações docentes com as acentuadas desigualdades, as principais dificuldades nas práticas educativas curriculares e as expectativas dos profissionais da educação com o retorno às escolas.

Keywords : Covid-19; Distanciamento Social; Educação Básica; Docência Remota; Práticas Educativas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )