SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da SaúdeCrise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa  y  CARIUS, Ana Carolina. Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e105199.  Epub 24-Mayo-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236105199.

Este artigo considera a docência na Educação Básica, no contexto brasileiro, durante a pandemia da Covid-19 e suspensão das aulas presenciais. A pesquisa contou com a participação de 209 professores da cidade de Juiz de Fora, MG, que responderam ao questionário utilizado como instrumento. O objetivo foi analisar os pensamentos, sentimentos, desafios e perspectivas dos docentes nesse período de calamidade. Foi realizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva dos dados. Os achados apontam conjuntos categoriais emergentes que destacam as preocupações docentes com as acentuadas desigualdades, as principais dificuldades nas práticas educativas curriculares e as expectativas dos profissionais da educação com o retorno às escolas.

Palabras clave : Covid-19; Distanciamento Social; Educação Básica; Docência Remota; Práticas Educativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )