SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Teaching Performance on Educação Básica in Pandemic TimeImpact of PARFOR on Public Elementary Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MARTINS, Victor de Oliveira  and  ARAUJO, Alana Ramos. Crise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e105854.  Epub May 24, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236105854.

O artigo dialoga as contribuições de Paulo Freire sobre a crise educacional com as de Enrique Leff sobre a crise ambiental. Para tal, analisamos que tanto o contexto da educação, quanto o contexto do meio ambiente refletem problemáticas sistêmicas, epistemológicas e civilizatórias que produzem práticas e pensamentos insustentáveis e hegemônicos. Partimos, assim, de revisões bibliográficas entre Paulo Freire e Enrique Leff, dialogando com metodologias e correntes do materialismo histórico dialético e do pensamento descolonial. Verificamos que a pedagogia ambiental, como resultado simbiótico da inter-relação das contribuições dos marcos teóricos estudados, se perfaz como caminho para enfrentamento da crise ambiental e dos recursos naturais e como novo modelo civilizatório por meio da criticidade, complexidade, transdisciplinaridade, sustentabilidade e justiça.

Keywords : Educação Ambiental; Paulo Freire; Enrique Leff; Pedagogia Crítica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )