SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Impact of PARFOR on Public Elementary SchoolsDiscourses in the Institutionalization of Spanish Teaching in Niterói/RJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LUNARDI, Nataly Moretzsohn Silveira Simões et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e106662.  Epub May 24, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236106662.

O objetivo da pesquisa é compreender as representações sociais de pais sobre suas dificuldades e estratégias utilizadas nas aulas remotas oferecidas aos seus filhos. Participaram 147 pais/responsáveis de filhos em situação de ensino remoto. Para coleta dos dados, utilizou-se questionário sociodemográfico e Teste de Evocação Livre de Palavras. Os dados foram analisados por meio da análise prototípica. Os resultados apontaram dificuldades com: internet, administração do tempo, concentração e conciliação do estudo/trabalho. As estratégias adotadas foram: organização da rotina e do local de trabalho e estudo, conversas e acompanhamento das atividades dos filhos. Considerou-se que estes pais precisam de mais informação e melhor suporte escolar.

Keywords : Afastamento Social; Educação; Ensino Remoto; Família; Representações sociais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )