SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Remote Classes During the Pandemic: difficulties and strategies used by parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

VARGAS, Diego da Silva  and  SOUZA, Alice Moraes Rego de. Discursos na Institucionalização do Ensino de Espanhol em Niterói/RJ. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.2, e108008.  Epub May 24, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236108008.

O artigo problematiza o currículo como espaço de poder e de produção de subjetividades comprometido com diferentes projetos de formação básica, partindo do processo de institucionalização do ensino de Espanhol na rede municipal de Niterói/RJ - situado no cerne de conflitos discursivos. Para tal, articula-se a visão discursiva de linguagem à perspectiva cartográfica, com vistas a mapear o processo de significação do ensino de uma língua estrangeira em meio a políticas linguísticas e cognitivas. As análises dedicam-se ao referencial curricular, ao livro didático e à avaliação e evidenciam um embate entre visões de (ensino de) língua, das estruturais às utilitaristas, voltadas à formação para o mercado.

Keywords : Currículo; Avaliação; Ensino de Espanhol; Políticas Cognitivas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )